Como ser promovido no trabalho? Veja 5 dicas para alavancar seu crescimento profissional

Esteja você em qualquer fase da vida profissional, buscar construir uma carreira e crescer gradativamente na área em que atua são aspirações comuns.  

Conquistar a confiança dos superiores e alcançar a tão sonhada promoção que vai te ajudar a seguir seu plano de carreira leva tempo e demanda esforços, mas ser reconhecido e receber novos desafios traz motivação e realização profissional. 

Continue a leitura e veja 5 dicas de como ser promovido. 

1. Entenda a cultura da empresa e saiba quais os valores da organização 

Quais as características de um colaborador são valorizadas na empresa? Entender os valores da organização e estar de acordo com eles é um primeiro passo importante para saber como se comportar e o que buscar no dia a dia de trabalho. 

Seja observando a postura dos colaboradores que ocupam cargos de confiança, conversando com o RH da empresa ou diretamente com as lideranças, é possível entender se a empresa busca profissionais que invistam no aprimoramento das habilidades, que sejam proativos, que busquem a autonomia na hora de exercer suas funções, entre outras características. 

Dessa forma, você pode entender melhor qual a postura e quais as características você já tem ou precisa desenvolver melhor. 

2. Atente-se às funções que são esperadas de seu cargo e quais as expectativas em relação ao seu trabalho 

Um diálogo aberto com o gestor da sua área pode te trazer informações acerca do que é esperado de você no cargo que ocupa. O que você deve cumprir de rotina de trabalho e o que poderia fazer além disso para se destacar e melhorar as entregas da área? 

Entendendo quais as formas de melhorar seu trabalho e agregar mais valor à sua área e, consequentemente, à empresa, você é capaz de oferecer um diferencial no cargo em que ocupa. 

3. Crie um plano de desenvolvimento 

Depois de entender o que está dando certo e como você pode se aperfeiçoar em suas funções, crie um plano de desenvolvimento com metas e organize seu tempo para segui-lo. 

Seja se aperfeiçoar fazendo novos cursos, propor algo novo na sua área, organizar melhor o tempo de trabalho para otimizá-lo ou conversar com gestores para entender as expectativas e quais as chances de ser promovido. Coloque tudo em um planejamento e estipule prazos para cada uma das metas criadas, assim, você consegue acompanhar seu desenvolvimento de forma clara e entender a melhor forma de apresentar os resultados de seus esforços para sua liderança. 

4. Mantenha-se atualizado 

A melhor forma de se destacar é sempre se manter atualizado e em crescimento constante. Desenvolver seus conhecimentos é bom para você, para a área em que você atua e para a empresa. 

Busque cursos que se relacionem diretamente a área em que você atua e ao que você almeja alcançar, assim, você desenvolve habilidades que vão além do básico e que te colocam em uma posição de destaque. 

Algumas áreas que podem ser interessantes estudar são Administração, Gestão, Comunicação e Marketing, Negócios, Liderança, Tecnologia e aperfeiçoamento de outro idioma. As skills que você desenvolve nessas áreas podem ser aplicadas em inúmeros cargos em segmentos diversos. 

Fazer um curso fora do país também é um investimento importante quando se deseja crescer no ambiente profissional. Numa experiência como essa você desenvolve outro idioma, tem contato com pessoas e culturas diferentes, pode ver de perto como funcionam os negócios e as empresas em âmbito global, passa pela experiência de estar em um lugar diferente e ter que se comunicar com as pessoas e se organizar para estudar. 

Nem sempre é possível se ausentar do ambiente de trabalho por vários meses, mas uma alternativa é se planejar para fazer uma viagem de estudos em um mês de férias, por exemplo. 

Na IBS Americas, você pode escolher entre estudar nos EUA ou na Europa em cursos de curta duração. São cursos de 3 semanas, nas áreas de Administração, Comunicação e Negócios, em instituições de ensino renomadas na Califórnia, New York, Londres e na Itália, com professores Ph.Ds, com vasta experiência profissional e turmas formadas por alunos vindos de diversos lugares do mundo. Você aprende sobre a realidade dos negócios nos centros comerciais mais importantes do mundo, aperfeiçoa o idioma e ainda tem a possibilidade de criar um networking global! 

Quer saber mais? Acesse o site da IBS Americas e conheça as instituições parceiras e os cursos disponíveis. 

5. Mantenha um diálogo aberto com a liderança da empresa 

Mais um passo na busca para ser promovido, é observar a movimentação da empresa, saber o que está indo bem e o que está precisando de melhora e desenvolvimento, e buscar suprir as necessidades de forma que você e a empresa evoluam. 

Esteja em constante diálogo com sua equipe, seu gestor e as lideranças. Uma empresa transparente dá espaço aos colaboradores para entenderem quais são os principais desafios a serem superados.  

Converse com seus gestores, busque saber quais as necessidades principais da área e se ofereça a ajudar. Dessa forma, você pode buscar formação e aperfeiçoamento de forma assertiva e ainda pode se destacar em relação ao interesse em fazer parte do crescimento da empresa. 


Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para mais dicas voltadas ao seu desenvolvimento profissional. Conheça também nossa biblioteca digital e acesse conteúdos como artigos e minicursos em vídeo para te ajudar na busca por crescimento no mercado.