Quer estudar na Florida Atlantic University, mas ainda tem dúvidas sobre como é essa experiência internacional? Confira como foi o bate-papo com nosso aluno Luís Gomez.
1. O que te motivou a fazer um curso no exterior? Como você ficou sabendo sobre a IBS Americas?
A vontade de aprender coisas novas está no meu DNA. Isso, somado à vontade de viver a experiência de saber receber aulas presencialmente em uma Universidade nos Estados Unidos, foi o que me motivou a fazer esse curso. Conheci a IBS através de uma divulgação feita na universidade onde fiz o mestrado em RD e nas redes sociais.
2. Qual é a sua formação acadêmica e quais eram suas expectativas em relação ao programa internacional?
Sou engenheiro civil, com mestrado em Gerenciamento de Projetos. Minhas expectativas foram atendidas e incluíam: vivenciar um intercâmbio cultural, ampliar minha rede de contatos e dominar os conhecimentos em avaliação financeira de empresas, fusões e aquisições (M&A) e mercado de valores.
3. Como você escolheu o curso e a universidade? Quais fatores decisivos para a sua escolha?
Escolhi o curso com facilidade graças à bolsa. Os fatores decisivos para minha escolha foram o custo, a mobilidade e o prestígio da universidade FAU.
4. Quais foram os principais desafios que você enfrentou estando em outro país, com outro idioma e colegas de diversas nacionalidades?
Os desafios foram os seguintes: o transporte diário para a universidade e a adaptação aos temas do programa visto que determinados pontos não estavam relacionados com a minha carreira. No entanto, devido ao cargo de gestão que tenho ocupado nos últimos anos, foi necessário adquirir esses conhecimentos. Os colegas eram excelentes com uma diversidade de nacionalidades, principalmente do Brasil e, em menor escala, da Guatemala, Venezuela, Polônia e República Dominicana.
5. Como você avalia a qualidade do ensino, a infraestrutura e os recursos oferecidos pela universidade?
A qualidade do ensino foi excelente, sem desperdícios tanto no programa de Finanças quanto na disciplina de Inglês para Negócios. A paciência dos professores e o tempo dedicado a cada um de nós na transmissão do conhecimento foram essenciais para o sucesso do programa.
6. Quais foram os principais aprendizados e habilidades que você desenvolveu ao longo do curso?
Posso mencionar os seguintes tópicos: termos básicos relacionados a fusões e aquisições, compreensão de indicadores financeiros (KPI), termos e elementos fundamentais para a avaliação do Mercado de Valores, além de exemplos e projetos atribuídos com casos de negócios e informações em tempo real.
7. Quais lugares você teve a oportunidade de visitar durante seu tempo livre?
Tive a oportunidade de visitar familiares e amigos que residem na Flórida. Durante a minha estadia, também visitei praças e estabelecimentos comerciais, como o Aventura Mall e o Dolphin Mall. Além disso, percorri as ruas de Boca Raton, Brickell, Fort Lauderdale e South Beach.
8. Como foram suas experiências nas palestras e nas visitas a empresas?
Achei incríveis as visitas a três (3) empresas e seus diferentes métodos de atuação nos respectivos segmentos de mercado.
1. Avenue – Empresa que atua como uma ponte que conecta investidores brasileiros ao mercado da Bolsa de Valores dos Estados Unidos.
2. Phoenix International Towers – Empresa do setor imobiliário que adquire terrenos, instala torres e antenas, e posteriormente, as aluga para diferentes empresas de comunicação em todo o mundo. As palavras do seu fundador, Dagan Kasavana, foram fantásticas e descreveram com precisão a essência de um empreendedor. Em particular, essa foi a visita que mais agregou conhecimento, pois tivemos acesso a um modelo de análise financeira para aprovação de projetos pelos stakeholders.
3. ManaTech – Empresa dedica o apoio de startups, auxiliando-as até que alcancem todo o seu potencial. Essas startups devem apresentar novas ideias, resolver um problema e, obrigatoriamente, ter uma base tecnológicas.
9. Você conseguiu ampliar seu networking durante o curso? Poderia compartilhar um pouco dessa experiência?
Amplie sua rede de amigos e contatos internacionais através do curso. Identifiquei-me com muitos deles e mantive contato até hoje. Da mesma forma, a experiência abriu novas possibilidade para explorar diferentes modelos de negócios no futuro.
10. De que forma essa vivência internacional impactará sua carreira?
Percebi imediatamente a mudança na minha carreira profissional: ampliação da minha rede de contatos em diferentes setores, além de uma nova visão de negócios, tanto no âmbito pessoal quanto empresarial.
11. Que conselho você daria a estudantes e profissionais que desejam fazer um curso no exterior com a IBS Americas?
Meu conselho é que você se esforce para participar dos cursos deste programa, pois é uma oportunidade que todo aluno deve aproveitar.