5 livros sobre liderança essenciais em 2021

Provavelmente, você já deve ter feito inúmeras leituras sobre gestão durante a faculdade e a pós-graduação. Mas, indo além dos clássicos, existem novas obras que retratam o cotidiano atual dos negócios e trazem assuntos cada vez mais importantes para os líderes.

Neste artigo, você pode conferir quais são os 5 livros sobre liderança essenciais para 2021. Acompanhe!

1 – Data Science para Negócios

Escrita por Foster Provost — professor da NYU — e Tom Fawcett — Ph.D. em aprendizagem computacional e profissional da indústria — esta obra se tornou um guia padrão para quem quer aprender Data Science, pois retrata a metodologia de mineração de dados e pensamento analítico de dados com exemplos da sua aplicação.

O livro é considerado um guia amplo, porém não é extremamente técnico. Por esse motivo, é importante para os líderes que estão em busca de aprimoramento nesse assunto e precisam implementar a cultura Data Driven na empresa.

2 – Capitalismo Consciente

Em Capitalismo Consciente, os autores exploram exemplos de grandes empresas como Google, Costco e Whole Foods Market, que vem conseguindo gerar lucro para si mesmas, ao mesmo tempo em que colaboram com seus stakeholders clientes, colaboradores, parceiros, investidores, sociedade e meio ambiente.

O livro abre caminho para que os líderes possam contribuir como agentes de mudança no mercado, explicando os 4 princípios do capitalismo consciente, que são:

  1. Propósito maior;
  2. Integração dos stakeholders;
  3. Liderança consciente;
  4. Cultura e gestão conscientes.

A obra foi escrita por John Mackey, um dos fundadores do Whole Foods Market, e Raj Sisodia, professor de marketing da Universidade de Bentley. Juntos, eles fundaram o movimento Capitalismo Consciente, que tem como objetivo contribuir com líderes e empresas que apostam em um futuro mais cooperativo e humano, sem perder de vista o capitalismo de livre-iniciativa.

3 – Economia Circular

Considerando a exaustão de recursos naturais e como isso deve refletir na produção e no consumo de bens materiais, esta obra apresenta o conceito de Economia Circular, mostrando como ela é o caminho para cuidar do planeta sem abandonar a lucratividade essencial para manutenção das empresas.

Obviamente, este livro contribui com conhecimento em questões práticas da sustentabilidade. Porém, ganhou força entre os líderes por trazer o assunto com uma nova roupagem, guiando-os pelas oportunidades que serão geradas para o mercado empresarial nos próximos anos. Esta é a primeira obra sobre o assunto traduzida para a Língua Portuguesa e traz uma visão profunda sobre como as empresas podem se ajustar a fim de enfrentar a nova realidade de consumo.

O livro foi escrito por Catherine Weetman, que é mestre em logística e distribuição, professora universitária e atua no mercado de sustentabilidade, explorando riscos de negócios e oportunidades de valor nas empresas.

4 – Agilidade Emocional

Considerando o fato de que os profissionais do futuro devem estar antenados com as tendências, ao mesmo tempo em que olham profundamente para as relações humanas, essa é uma dica de livro para liderança que trata de desenvolvimento emocional.

Depois da inteligência emocional, o novo conceito do momento é a agilidade emocional, habilidade essencial para lidar com a imprevisibilidade da vida, sem deixar com que isso afete seus objetivos e resultados a serem alcançados no âmbito pessoal e profissional.

A obra foi escrita por Susan David, psicóloga, professora da Escola de Medicina da Universidade de Harvard e Ph.D em administração.

5 – Empatia Assertiva

Seguindo ainda nos temas comportamentais, a obra Empatia Assertiva mostra um caminho para que líderes sejam capazes de levar sua equipe ao sucesso, sem precisar adotar comportamentos desumanos para isso.

A obra promete ajudar a melhorar os relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, fazendo com que líderes cumpram com maestria suas 3 principais responsabilidades como gestores de pessoas:

  1. Promover uma cultura de feedback;
  2. Criar uma equipe coesa;
  3. Atingir resultados dos quais todos se orgulhem.

O livro foi escrito por Kim Scott, ex-colaboradora do Google e da Apple, que usou seus aprendizados na vida corporativa para desenvolver sua tese sobre gestão de pessoas.


E então, pronto para turbinar seus conhecimentos com esses livros sobre liderança? Se você está sempre em busca de experiências para turbinar sua carreira, saiba quais são as habilidades essenciais para o líder do futuro e como desenvolvê-las.