Afinal, qual a diferença entre pós e MBA? Para que serve um curso intensivo de curta duração? Entenda!

Os mercados e as tecnologias se transformam continuamente. Por isso, é importante seguir se atualizando e aprofundando os conhecimentos na área de atuação escolhida.

Se você já se formou ou está terminando a graduação, provavelmente já se perguntou o que fazer depois. Uma dúvida comum nesse momento da vida acadêmica é sobre a diferença entre pós, MBA e cursos intensivos de curta duração. Essas nomenclaturas podem confundir e, por isso, explicaremos neste post o significado de cada uma delas e ainda te contamos mais sobre outras opções de formação que você pode buscar para se tornar um profissional competitivo. Continue a leitura e confira!

Pós-Graduação

É comum considerarmos apenas as especializações e MBAs como pós-graduação, mas o mestrado e doutorado também fazem parte dessa etapa. Pós-graduação, como o nome já diz, são os diferentes tipos de cursos que você só poderá frequentar depois da formação universitária.

No Brasil, há duas modalidades principais de pós-graduação:

  • Lato Sensu: em latim, “em sentido amplo”;
  • Stricto Sensu: em latim, “em sentido restrito”.

Explicaremos melhor a diferença entre elas a seguir.

Pós Lato Sensu – formar profissionais de mercado

Essa modalidade abrange cursos de especialização e MBA, que têm como foco aprofundar os conhecimentos do profissional para o mercado de trabalho. O estudante dos cursos de especialização se qualifica em assuntos ligados à sua área de atuação. Esses cursos são voltados àqueles que querem se “especializar”, ou se “aprofundar no conhecimento” em áreas mais específicas de seus mercados profissionais.

Além disso, para quem quer mudar de área ou até promover inovação na empresa, é uma alternativa interessante, visto que não necessariamente o curso escolhido deve estar diretamente ligado a área de conhecimento definida na graduação, e sim, a de atuação profissional.

A especialização tem duração mínima de 360 horas, distribuídas entre 12 e 24 meses, mesclando conteúdos teóricos e práticos. Esse perfil de curso é recomendado para quem busca mais conhecimentos e deseja se aprofundar em algum assunto ligado à área em que atua. Como são programas oferecidos em período parcial, o participante não tem necessidade de abrir mão de seu emprego para se dedicar exclusivamente aos estudos. Além disso, ter o título de especialista agrega valor ao profissional na concorrência do mercado de trabalho.

O MBA (Master in Business Administration), apesar de conter em sua sigla a palavra “master”, não é um curso de mestrado. É classificado como uma pós-graduação Latu Sensu, especificamente na área de gestão e negócios, indicada para profissionais que ocupam ou almejam cargos de liderança nas empresas ou para quem quer gerir o próprio negócio. Esse tipo de curso traz disciplinas como gestão de pessoas, de projetos, finanças e empreendedorismo. Na Europa e nos Estados Unidos é possível encontrar programas de MBA semelhantes aos cursos ofertados no Brasil, mas há também cursos muito diferentes. Na formação nacional, geralmente, esse curso é realizado em meio período, e é possível seguir com o trabalho e estudos. Já nos programas internacionais, há opções de cursos de MBA em período integral, demandando que o participante saia do seu emprego durante um ou dois anos para se dedicar exclusivamente aos estudos.

Pós Stricto Sensu – formar pesquisadores e docentes

Para quem tem interesse em entender a diferença entre pós e MBA, é importante saber como funciona a pós-graduação Stricto Sensu.

Nessa modalidade estão incluídos Mestrado e Doutorado, especializações voltadas à área acadêmica. Diferente das especializações e MBA, os cursos de pós-graduação Stricto Sensu são formam profissionais de ensino e de pesquisa científica, com um viés mais teórico, como professores universitários e/ou pesquisadores.

Para ingressar nos cursos de mestrado e doutorado, o candidato deve ter conhecimento de ao menos dois idiomas e já ter realizado cursos de especialização na área de interesse. No processo seletivo, é normal pedir que o interessado apresente um projeto de pesquisa, o que demanda conhecimentos relevantes prévios na área.

Existem três tipos de cursos de pós-graduação Stricto Sensu:

1. Mestrado Acadêmico, para aqueles que buscam aprofundar-se no tema de forma teórica. Tem duração média de dois anos e ao final, deve-se apresentar uma dissertação que deve ser aprovada por uma banca avaliadora;

2. Mestrado Profissional, também com duração média de dois anos, é mais voltado para aqueles que buscam aprofundar-se no tema escolhido com conhecimentos científicos ou tecnológicos. É recomendado para quem quer atuar em diversos cargos de sua área ou aos que almejam ser professores universitários; 3. Doutorado, para aqueles que já finalizaram e tiveram seu projeto aprovado no mestrado e querem seguir ainda na pesquisa teórica, apresentando uma tese inédita que é avaliada por uma banca. Os cursos de doutorado têm duração média de quatro anos e, ao ser aprovado, o aluno conquista o título de doutor.

Quais outras opções existem para me preparar profissionalmente?

Quem está concluindo ou se formou em um programa de graduação e deseja ampliar conhecimentos em uma área específica do mundo dos negócios pode realizar também um curso de curta duração. No exterior, eles são chamados de Certificate Executive Programs – cursos intensivos de 1, 2 ou 3 semanas nos quais você se dedica a um tema de seu interesse. Essa é uma oportunidade para você adquirir rapidamente conhecimentos relevantes na sua área e até mesmo para decidir se deseja fazer um MBA nesse tema ou na instituição onde está fazendo o curso intensivo.

Há também cursos intensivos avançados, voltados para quem já possui um MBA e experiência de mercado. Em uma sala composta por pessoas com vivência e base teórica na área de estudos, os professores podem abordar a fronteira do conhecimento, as últimas e mais relevantes ideias que estão impactando o mundo dos negócios. Seja para quem está desejando se aprofundar em um campo do conhecimento, seja para quem já é um profissional com vivência em um setor, os programas de curta duração são uma alternativa para acelerar sua carreira profissional por meio de novas ideias e network internacional.

Como escolher o melhor programa para mim?

Em tempos de indústria 4.0, a inovação é constante e as empresas buscam profissionais atualizados com as tendências de mercado. Frente a esse cenário, nada melhor do que seguir se aperfeiçoando.

Para poder escolher a pós-graduação certa ou para adquirir rapidamente conhecimentos em uma área, os cursos de curta duração representam uma ótima opção de “próximo passo” na sua formação profissional. Se o programa for realizado no exterior, você ainda tem a vantagem de desenvolver sua capacidade de interagir com outras culturas, algo fundamental no mundo globalizado. E as empresas valorizam muito o currículo de quem possui passagens por universidades de outros países.

É importante encontrar o curso de curta duração certo, que prepara o aluno para as próximas etapas de sua vida profissional, possibilita o contato próximo com o mercado de trabalho e inda estimula o networking. Você pode escolher entre se aprofundar em uma área com a qual você já possui contato ou desbravar conhecimentos em áreas novas para avaliar seu real interesse pelo tema.

Mas quanto ao local onde deseja estudar, procure dar preferência a regiões ou países que são referência na especialidade que você está buscando. Se a instituição de ensino que você busca está localizada em uma região dinâmica na área de negócios que você busca, a tendência é que os professores (e os alunos!) dessa região sejam as pessoas certas para você se aproximar. Seja para quem está entrando no mercado de trabalho quanto quem já possui grande experiência profissional e ocupa alto cargo ou para quem busca abrir ou já tem o seu próprio negócio, a oferta de cursos nas mais diversas áreas é grande e vale a pena dar uma atenção às possibilidades de aperfeiçoamento para se destacar entre os melhores.

A IBS Americas organiza programas internacionais de curta duração desde 2003. Os programas são ministrados em universidades dos Estados Unidos e Europa, com aulas ministradas por professores Ph.Ds e com grande experiência de mercado. Você irá estudar durante 2 ou 3 semanas junto com alunos de diversas nacionalidades. Para saber mais, confira aqui a nossa lista de cursos.