Entrevista com Vanessa Andrade, Diretora de Programas e Parcerias Internacionais da CSUN

Confira a conversa entre o Prof. Aldo Brunhara, Diretor de Relações Internacionais da IBS Americas, e Vanessa Andrade, Diretora de Programas e Parcerias Internacionais da California State University, Northridge. A conversa abordou temas importantes relacionados aos programas oferecidos pela CSUN e alguns fatos interessantes sobre a universidade.

1) Olá Vanessa, você poderia se apresentar e falar sobre os programas que nossas escolas oferecem em conjunto?

Meu nome é Vanessa Andrade e sou Diretora de Programas e Parcerias Internacionais da CSUN. Nossa parceria com a IBS Americas existe por cerca de 5 anos e recebemos alunos incríveis que vêm para nosso campus a partir dela. Lembro-me de quando começamos, só tínhamos o programa de Communication, Design & Innovation com uma primeira turma de 18 alunos vindos principalmente do Brasil. Naquela época, todos na universidade, dos nossos alunos ao corpo docente, ficaram emocionados com essa nova experiência e com a oportunidade de ter contato com as diferentes perspectivas que os alunos internacionais trazem para a faculdade. Desde então, expandimos para um total de 4 programas, sempre em janeiro e julho, com os novos programas de Digital Companies & E-Business Revolution, Design Thinking & Innovation, e o recém-lançado, Leadership in na Age of Disruption. É fascinante como os programas têm crescido nos últimos anos, atingindo 150 alunos a cada período e com uma grande diversidade, tendo alunos vindos do Brasil, América Latina, Europa, África e Ásia. Eu acredito que é uma situação onde todas as partes ganham, os alunos, a faculdade, o corpo docente, para a IBS Americas e para a nossa comunidade em geral.

2) Você pode explicar como funciona o programa de Business English na CSUN? Além disso, você pode compartilhar um pouco sobre as visitas às empresas?

O programa de Business English é oferecido a todos os alunos que decidiram participar dos cursos executivos, sem custo adicional. O programa Business English acontece de segunda as quartas no período da tarde. Os alunos são convidados a praticar todos os elementos importantes para o desenvolvimento de um inglês fluente. Além disso, os alunos aprendem como montar uma apresentação e como atingir pessoas de níveis diferentes, principalmente no ambiente de negócios, no idioma americano. Este programa provou ser extremamente eficaz para não nativos porque eles são incentivados a quebrar a barreira do idioma e expandir seus conhecimentos na língua. Também é importante mencionar que os alunos que participarem do Business English receberão dois certificados, um do programa Executivo e outro do Business English.

Quanto às visitas a empresas, eu acredito que elas também são um dos maiores benefícios por aqueles que decidem estudar conosco. A CSUN está fortemente ligada aos negócios da nossa comunidade. Sempre tivemos uma experiência maravilhosa ao levar os alunos para essas empresas, na maioria das vezes, os alunos visitam a Netflix, Warner Brothers, Twitter, DC Comics ou a Walt Disney Company. Nessas visitas, os alunos têm a oportunidade de conversar com executivos dessas empresas e tirar todas as dúvidas que eles possam ter. Além disso, os executivos contam a história da empresa que visitamos e, ao final, reservam alguns minutos para responder às dúvidas que nossos alunos possuem. Por esses aspectos, acredito que as visitas às empresas proporcionadas pela CSUN são extremamente singulares e proporcionam uma variedade de experiências que os alunos podem não encontrar em seus países.

3) Vanessa, você pode falar sobre o pós-aula, como os lugares que nossos alunos podem visitar durante o programa?

Há muitas coisas que os alunos podem fazer durante os programas. Nos fins de semana, aconselho os alunos a visitarem os lugares que temos nas proximidades, como Santa Monica, Malibu, Vinewood ou Beverly Hills. Além disso, no inverno nossos alunos costumam esquiar e ir para as montanhas. Há uma incrível vida selvagem ao nosso redor. Las Vegas também é uma cidade que nossos alunos gostam de ir para se divertir e jogar nos finais de semana. A melhor parte de estudar na Califórnia para os estudantes internacionais é que eles levarão para casa muito mais do que apenas o que aprenderam nas aulas. O processo de aprendizagem está em toda parte, e a Califórnia está pronta para acolher todos os alunos interessados.

Você está gostando dessa entrevista? Clique no link abaixo para ter acesso a toda a conversa e saber o que os professores acham importante para fazer esse programa internacional na Califórnia.


Clique aqui para saber mais sobre a California State University, Northridge ou, se quiser aprender sobre cada programa separadamente, verifique os links abaixo.

Communication, Design & Innovation

Design Thinking & Innovation

Digital Companies & E-Business Revolution

 – Leadership in an Age of Disruption