Qual o momento ideal para fazer uma viagem de estudos depois da graduação?

Fazer uma viagem de estudos no exterior é um sonho que muitos jovens têm durante ou depois da graduação. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), realizada em 2019, 365 mil brasileiros foram estudar fora do país.   

Sabemos a importância de se manter atualizado e estudando para se destacar no mercado de trabalho. Sendo assim, uma experiência internacional pode ajudar, e muito, no desenvolvimento da carreira.  

Mas, quando fazer essa viagem? O que estudar lá fora e como se preparar? Neste post falaremos sobre as opções de cursos disponíveis e sobre os benefícios para quem quer ter essa experiência. Leia e saiba mais!

Quais os benefícios de fazer uma viagem de estudo? 

Muitos aspectos tornam a viagem de estudo uma grande oportunidade, conheça alguns deles! 

Aprimoramento de uma nova língua 

Provavelmente, o primeiro benefício que vem à cabeça quando pensamos em uma viagem de estudos é a possibilidade de aprender e/ou se aperfeiçoar em outro idioma. De fato, se comunicar com pessoas nativas ajuda muito na hora de se localizar, se deslocar e desenvolver o idioma de forma mais natural. Além disso, estar em contato com pessoas que trabalham e estudam na mesma área de atuação que você escolheu, pode te dar um repertório ainda maior em relação aos termos específicos usados no mundo corporativo, o que já te garante um ponto na concorrência por vagas no mercado de trabalho. 

Contato com novas culturas 

Além do idioma, estar em contato com pessoas que fazem parte de uma realidade diferente pode expandir os horizontes e ajudar no desenvolvimento de diferentes pontos de vista acerca de diversos assuntos, inclusive na vida profissional. 

Experiência pessoal 

Estar fora de seu ambiente e aprender a se organizar, conviver, se locomover e conseguir aproveitar cada momento da viagem também conta muito no amadurecimento e experiência pessoal que você pode carregar durante toda a vida e aplicar em diversas áreas. 

Networking Internacional 

Imagina ter a possibilidade de interagir, aprender e trocar experiências com pessoas de diversos lugares do mundo! Uma viagem de estudo pode garantir bons contatos que podem ser valiosos na sua trajetória profissional.

Aprimoramento Profissional 

Fazer um curso no exterior também te proporciona entender como funcionam os processos fora do lugar que você já conhece, dessa forma, você pode aprender e aplicar o que encontrar de interessante onde você já atua ou pretende atuar. 

Turbinar o currículo 

Uma experiência internacional pode te colocar à frente. Profissionais que estudaram no exterior podem se sobressair em relação aos outros na hora de buscar oportunidades profissionais. 

O que estudar lá fora? 

Existem diversas possibilidades para quem quer estudar no exterior. Você pode escolher entre cursos de MBA, pós-graduação ou cursos livres voltados à sua área de estudo e atuação. 

Tanto para quem quer seguir carreira acadêmica quanto para quem quer se aprimorar profissionalmente, há um grande leque de opções. 

Você pode pensar no curso que quer fazer levando em consideração o momento em que está. Se puder fazer uma pausa no trabalho, investir num MBA pode ser interessante, por exemplo. 

Agora, se você já trabalha e quer se aperfeiçoar sem abrir mão do seu emprego, os cursos livres são perfeitos para garantir uma formação de qualidade e em menos tempo. Você pode usar o tempo de suas férias e voltar cheio de coisas novas para compartilhar com seus colegas e aplicar na sua empresa! 

Esse tipo de curso também é super válido para quem quer abrir o próprio negócio ou já ocupa um cargo de liderança. Opções ligadas à administração, tecnologia e negócios, por exemplo, são excelentes para trazer visões inovadoras a respeito da área em que você atua e até mesmo na forma de gerir os negócios. 

Para onde ir? 

Existem inúmeras possibilidades de lugares incríveis para estudar. Dentre destinos interessantes e bem procurados quando o assunto é negócios, temos Nova Iorque e Los Angeles, nos EUA e países da Europa como Inglaterra e Itália, por exemplo. 

Além das oportunidades de curso, você pode planejar uma experiência completa, com passeios e visitas diversos. 

Como se preparar para fazer uma viagem de estudo? 

A decisão de fazer uma viagem de estudo deve vir acompanhada de muito planejamento.  

Depois de pesquisar e entender o melhor tipo de curso a fazer de acordo com o seu momento de vida pessoal e profissional, é importante procurar um lugar confiável e que tenha experiência para te ajudar no passo a passo, por exemplo, de como tirar o visto quando necessário, quando e onde comprar passagens, quanto dinheiro investir e quanto levar para lazer e emergências, decidir onde se hospedar e como se preparar para o curso. 

Melhor ir preparado, certo? Leia sobre o curso que vai fazer, sobre como funciona o mercado na sua área de atuação no país para onde vai, busque saber quem são os professores e quais as suas experiências, veja lugares legais para visitar e que complementem a sua formação. 


Como você viu, fazer uma viagem de estudos pode ser uma experiência completa e te trazer inúmeras oportunidades! A IBS Americas tem cursos nas áreas de comunicação, administração e negócios para quem está em busca de se desenvolver profissionalmente com o plus de uma experiência fora do país.  

Em parceria com universidades renomadas dos Estados Unidos e da Europa, os cursos contam com professores PhDs, visitas a empresas e ainda um material completo antes da viagem, com leituras prévias e contato com os colegas de turma vindos de diversos lugares do mundo (você já pode começar a construir seu networking global!).  

Além disso, todos os cursos realizados na Califórnia, New York e Londres têm o módulo de Business English para você se aperfeiçoar no idioma e são certificados pelas universidades locais parceiras e pela IBS Americas. 

Como conseguir uma bolsa de estudos? 

Você pode concorrer a bolsas de estudos de até 50% pela IBS Americas, basta escolher a universidade desejada, o curso desejado e preencher o Application Form. 

Conheça os cursos disponíveis para as turmas de 2022 e aproveite a oportunidade de fazer uma viagem de estudos e de se destacar no mercado de trabalho!