Por dentro da ULV: entrevista com a ex-aluna Erika Klimke

Se você quer entender sobre o dia a dia de alguém que realiza um curso na ULV, está no lugar certo! Conversamos com nossa ex-aluna Erika Klimke sobre sua experiência na turma de setembro de 2019 do curso Advanced Topics in Marketing Management. 

Confira o que a Erika tem a dizer: 

Como foi o primeiro dia do programa? 

O primeiro dia do programa foi bem especial. Obviamente, eu estava ansiosa para saber como seria uma aula totalmente em inglês e principalmente quem seriam os meus colegas de turma. 

Eu já tinha ideia que o networking seria importante, mas não imaginava que existiriam tantas pessoas de diferentes formações, cargos e empresas. Nos conectamos muito através do LinkedIn. 

Qual era sua rotina nos dias de aula? E no fim de semana? 

Algo sugerido pela IBS foi dividirmos quartos e carros para diminuir os custos. Então fiz uma amiga e um amigo antes do curso iniciar e dividíamos o carro mesmo estando hospedados em lugares diferentes. Assim, todos os dias um pegava o outro e íamos para a aula de marketing no período da manhã.
Na hora do almoço, almoçávamos na copa que tinha micro-ondas ou em um restaurante por perto. No período da tarde, nos concentrávamos na aula de inglês para negócios, onde conhecíamos mais pessoas. No final do dia acabávamos aproveitando restaurantes, bares, outlet e principalmente o Walmart! 

Nos finais de semana acordávamos cedo para aproveitar as redondezas, como o parque da Universal, calçada da fama, placa de Hollywood, praias de Santa Monica e muito mais. Como estávamos de carro, era possível dividir e aproveitar com mais colegas de turma. 

Por que você escolheu estudar na University of La Verne? Qual foi sua coisa favorita na universidade? 

Escolhi a La Verne por causa do curso de marketing. Como a minha intenção era me aprofundar e me especializar, decidi optar pela universidade que entregaria mais recursos para a minha formação. 

Sem dúvida, a bagagem profissional da minha professora fez toda a diferença para que eu pudesse sair de lá outra pessoa. No começo eu achava que seria mais do mesmo, mas quando percebi que na verdade ela estava nivelando a turma para nos dar o melhor incitamento possível, percebi que não poderia existir pessoa melhor para nos ensinar sobre marketing global que ela. Além disso, as aulas não eram monótonas, o que fazia com que tudo fluísse melhor! 

Como eram os professores e as aulas? 

A minha professora se chamava Astrid e simplesmente não tenho nada do que reclamar. Como falei no tópico anterior, ela foi o que eu mais gostei na universidade. Podemos ter campi maravilhosos, salas incríveis com muita tecnologia, mas sem um professor capacitado e envolvido de nada vale. Acredito que ela foi o maior diferencial do curso. 

Além do curso, você aproveitou para conhecer outros pontos da Califórnia? Se sim, qual lugar você mais gostou de visitar? 

Sim, aproveitamos muito para conhecer pontos famosos como a placa de Hollywood, calçada da fama e as praias. Mas meu ponto favorito foi o Farmer’s Market de Los Angeles. Senti que não era só uma turista, mas sim alguém que realmente estava fazendo uma troca cultural. O mercado tem uma pegada “mercadão de São Paulo”, e comi lá 3 vezes de tanto que gostei! São vários restaurantes e lojinhas com comidas diferentes, sem dúvida está no topo da minha lista. 

Como foi o dia da formatura? 

Achei muito organizado, para ser sincera. Eu nunca havia participado de uma formatura que realmente começou e terminou no horário proposto. Fora as surpresas dos prêmios que os alunos receberam. 
A comida estava muito boa e foi ótimo ver como todos se divertiram. Obviamente, após as formalidades os alunos se reuniram em um bar para comemorar ainda mais. 

No fim da experiência, o que você acha que mais te marcou no âmbito profissional? E no pessoal? 

Com toda certeza as pessoas. Sinto que demoramos a aprender que são as pessoas que fazem a diferença na empresa e nas nossas vidas. Mas quando você finalmente percebe isso, descobre como essa troca é importante. 

Conheci histórias, carreiras e vidas incríveis de pessoas totalmente diferentes de mim! Isso me ensinou muito e hoje percebo como uma simples troca e mudança de ambiente podem fazer toda a diferença na nossa vida. 


Obrigada pela entrevista e pelos registros de sua experiência internacional, Erika! A IBS Americas deseja que você tenha muito sucesso na sua vida profissional. 

E se você está lendo esse post e quer fazer como a Erika, clique aqui e conheça mais sobre os cursos de curta duração disponíveis na University of La Verne! Não perca essa oportunidade de investir na sua carreira, inscreva-se no processo seletivo de bolsas de estudo. São mais de 1500 alunos que todos os anos participam de nossos programas em instituições nos Estados Unidos e Europa.