Quer estudar na State University of New York, mas ainda tem dúvidas sobre como é essa experiência internacional? Confira como foi o bate-papo com nossa aluna Ximena Escobar.
1. Como você ficou sabendo sobre a IBS Americas?
Conheci o IBS Américas por meio de um convênio internacional oferecido pela universidade onde fiz minha pós-graduação, a Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais (U.D.C.A.). Fui informado sobre a bolsa oferecida pela IBS para a realização do programa no estado de Nova York através do portal de pós-graduação da instituição.
2. O que te motivou a fazer um curso no exterior?
Tudo começou com o desejo pessoal de adquirir novos conhecimentos fora do país e, ao mesmo tempo, compartilhar as experiências profissionais e de trabalho que acumulei ao longo da minha carreira no meu país.
3. Qual é a sua formação acadêmica e quais eram suas expectativas em relação ao programa internacional?
Sou comunicadora social e especialista em Marketing Digital. Por isso, fiquei entusiasmado em me fortalecer e trocar conhecimentos em um lugar como Nova York, que, na minha perspectiva, é o berço do Marketing, onde as melhores e mais reconhecidas empresas desenvolveram estratégias de impacto.
4. Como você escolheu o curso e a universidade? Quais foram os fatores decisivos para a sua escolha?
Escolhi de acordo com a minha experiência em comunicação e marketing. O fator decisivo para optar pelo curso de Marketing e Gestão de Valor foi o fato de ele oferecer aulas ministradas por professores doutorados, baseadas em casos reais, além de visitas a empresas internacionais, o que se tornou um diferencial significativo na minha escolha.
5. Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao estar em outro país, lidando com um idioma diferente e colegas de diversas nacionalidades?
Mais do que um único desafio, considero que são vários os desafios que a experiência de sair da sua zona de conforto proporciona, permitindo que você traga à tona o seu melhor para aprender e se desenvolver.
6. Como você avalia a qualidade do ensino, a infraestrutura e os recursos oferecidos pela universidade?
Excelente em todos os aspectos: ensino, infraestrutura e recursos. Esse programa realmente proporciona tudo o que um profissional necessita.
7. Quais foram os principais aprendizados e habilidades que você desenvolveu ao longo do curso?
O aprofundamento em Business English, base do programa Marketing Value Management, aliado ao trabalho em equipe, permitiu reconhecer a criatividade como um valor diferencial no desenvolvimento de estratégias simples, concisas e diretas.
8. Quais lugares você teve a oportunidade de visitar durante seu tempo livre?
Graças à programação que ocorre de segunda a quinta-feira, você tem a oportunidade de visitar lugares em New Paltz e na cidade de Nova York nos finais de semana, como:
Em New Paltz: Mohonk Preserve, Water Street Market, o campus da Sunny e diversos restaurantes.
In New York: Brooklyn Bridge; Dumbo; Astoria; Queens; Bayside; Roosevelt Island ; New York stock Exchange, World trade center, United Nations; Time Square, Vessel, Central Park, Long Island City, American Museum of Natural History; Gran Central Terminal; New York Public Library; St Patricks Cathedral; Rockefeller Center; The empire State, Yankee Stadium; Statue of Liberty and Ellis Island.
9. Como foram suas experiências nas palestras e nas visitas às empresas?
Foram experiências enriquecedoras e muito produtivas, tanto no campo pessoal quanto no profissional. Conhecer a base das empresas e a área responsável pelo Marketing foi um privilégio, pois isso nos ensinou como o mercado realmente funciona e destacou a importância de criar uma linguagem inclusiva que atraia o público-alvo e promova nossos produtos ou serviços de forma eficaz.
10. Você conseguiu ampliar seu networking durante o curso? Poderia compartilhar um pouco dessa experiência?
Definitivamente, sim. Conhecer colegas de países como Egito, Tailândia, México, Itália, Bolívia, Alemanha e Brasil me permitiu ter uma visão mais ampla dessas culturas. Essa interação mostrou que, mesmo vivendo em realidades distintas, podemos nos conectar em espaços comuns utilizando o mesmo idioma, o inglês, o que tornou a experiência ainda mais enriquecedora. Conhecer as qualidades e habilidades de cada colega possibilitou uma troca de conhecimentos que pode ser aplicada em nossos contextos de origem.
11. De que forma essa vivência internacional impactará sua carreira?
Acredito que esse tipo de programa amplia o conhecimento e nos permite estar na vanguarda das dinâmicas do mercado.
12. Que conselho você daria a estudantes e profissionais que desejam fazer um curso no exterior com a IBS Americas?
Ouse tomar a decisão e coloque seus conhecimentos em prática. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto! Estudar fora do seu país de origem vale a pena, especialmente com a IBS Americas, uma instituição de ensino profissional responsável e de alta qualidade. Eles estão sempre atentos a tudo o que é necessário, desde a aprovação da sua bolsa, durante o desenvolvimento do programa, até a conclusão.
E você, o que está esperando para realizar o sonho de estudar no exterior?