Quer estudar na CUOA Business School, na Itália, mas ainda tem dúvidas sobre como é essa experiência internacional? Confira como foi o bate-papo com nossa aluna Caroline Barbosa.
1. O que te motivou a fazer um curso no exterior? Como você ficou sabendo sobre a IBS Americas?
Atualmente, trabalho com Comércio Exterior, e uma parte essencial da minha rotina é receber clientes estrangeiros no Brasil. Durante reuniões e eventos, nos comunicamos em inglês e espanhol, e é incrível como, através dos olhos de meus colegas e clientes, fui expandindo minha visão de mundo. Conversávamos sobre culturas, educação, diferentes formas de pensar, e isso tornava cada jantar e encontro uma verdadeira aula sobre a vida. Eu sentia que, de certa forma, estava vivendo um pouco de cada lugar, aprendendo algo novo a cada troca de experiências.
Essas conversas não só enriqueceram meu conhecimento, mas também alimentaram um sonho que sempre tive: viver minhas próprias aventuras fora do Brasil, aqueles chamados ‘perrengues chiques’ que muitos descrevem com carinho. Sabia que algum dia seria eu contando histórias, construindo amizades internacionais e mergulhando em culturas que, até então, só conhecia pelos relatos dos outros.
Foi então que, um dia, enquanto revisava meus e-mails, me deparei com uma mensagem da faculdade que parecia escrita sob medida para mim. Era a oportunidade de realizar um curso no exterior, algo que, além de agregar à minha trajetória profissional, seria a realização de um desejo antigo de estudar fora e vivenciar, de fato, o mundo que tanto admiro. Naquele momento, senti que esse sonho finalmente estava ao meu alcance.
2. Qual é a sua formação acadêmica e quais eram suas expectativas em relação ao programa internacional?
Estudo Ciências Econômicas na UEL e em outubro de 2024 recebi uma notícia que marca um divisor de águas na minha vida: minha monografia foi aceita pela banca! Agora, posso oficialmente me considerar formanda, um momento que resume anos de dedicação e aprendizado.
Ao longo dessa jornada, vivi muitas experiências transformadoras, mas uma delas se destacou. Tive a oportunidade de cursar ‘Business Strategy and Marketing Management’, um programa que, sinceramente, quebrou todas as minhas expectativas – de forma extremamente positiva, claro!
Apesar de não ser da área de Marketing, mergulhei em um universo completamente novo para mim: o gerenciamento de marcas de luxo. Aprendi sobre os KPI’s mais sensíveis quando falamos do mercado ‘triple A’ e isso me proporcionou uma visão totalmente diferente do que imaginava. O que mais me surpreendeu foi a capacidade dos professores de mesclar a teoria com a prática. Eles trouxeram suas experiências pessoais e profissionais para o conteúdo, o que nos deu uma perspectiva muito mais rica e realista.
Eu saí dessa experiência não só com novos conhecimentos, mas com uma visão ampliada sobre estratégia de negócios e como o mercado de luxo opera. Foi uma imersão valiosa, que certamente moldará minhas futuras escolhas profissionais
3. Como você escolheu o curso e a universidade? Quais fatores decisivos para a sua escolha?
Atualmente, cuido de uma carteira de móveis de luxo voltados para exportação, o que tornou o curso de ‘Business Strategy and Marketing Management’ ainda mais relevante para minha carreira. Ele se encaixou perfeitamente no que eu já fazia, principalmente porque nossos principais concorrentes vêm da Itália. O curso foi um verdadeiro ‘prato cheio’ para mim, especialmente no que diz respeito à tradição e à perfeição dos designs italianos, que são mundialmente admirados.
Respirar essa tradição e mergulhar na cultura italiana me enriqueceu muito em termos de conhecimento, e eu tenho o desejo de repassar tudo o que aprendi para meus clientes. Esse entendimento mais profundo dos produtos que represento me dá uma vantagem competitiva, e sinto que posso fornecer um serviço ainda mais personalizado e embasado.
Além disso, meu próximo objetivo é expandir ainda mais minha visão sobre o comércio exterior. No futuro, gostaria de visitar o porto de Los Angeles, na Califórnia, um dos maiores centros de movimentação de mercadorias do mundo, e entender melhor a dinâmica logística que ocorre por lá. Esse é mais um passo que estou ansiosa para dar na minha carreira.
4. Quais foram os principais desafios que você enfrentou estando em outro país, com outro idioma e colegas de diversas nacionalidades?
Pensar em inglês e se comunicar 100% do tempo em outra língua é um desafio constante. No início, você realmente acha que não vai conseguir acompanhar, mas acredite, você dá conta! A chave é confiar no processo e se permitir errar e aprender com o tempo.
Uma dica essencial para quem pensa em estudar fora, especialmente em programas como os oferecidos pela IBS Americas, é ser honesto nos testes de inglês. Vi colegas que, infelizmente, se desanimaram ao longo do caminho porque não tinham o nível necessário e acabaram perdendo uma parte valiosa da experiência. Muitos não conseguiam absorver nem um terço do que os professores explicavam em sala, e isso não apenas compromete o aprendizado, mas também a interação com os outros alunos e as viagens enriquecedoras pela Itália.
É uma experiência única, e para aproveitá-la ao máximo, é fundamental estar preparado, tanto linguisticamente quanto mentalmente. O conteúdo passado pelos professores é excelente, e o intercâmbio cultural entre os colegas é algo que você leva para a vida.
5. Como você avalia a qualidade do ensino, a infraestrutura e os recursos oferecidos pela universidade?
Como mencionei anteriormente, a experiência que tive com a instituição e os professores foi excelente. O curso foi essencial para preencher diversas lacunas de conhecimento que eu percebia no meu dia a dia de trabalho. A cada aula, sentia que estava adquirindo as ferramentas que faltavam para lidar melhor com as demandas e desafios da minha rotina, principalmente no setor de móveis de luxo.
O conteúdo era tão alinhado com as minhas necessidades profissionais que muitas vezes conseguia aplicar os conceitos aprendidos quase que imediatamente. Esse tipo de conexão entre teoria e prática foi extremamente valioso para mim, me permitindo crescer tanto profissional quanto pessoalmente.
6. Quais foram os principais aprendizados e habilidades que você desenvolveu ao longo do curso?
Antes de fazer o curso, minha relação com o marketing no dia a dia não era das melhores. Eu via os materiais que a agência de marketing produzia e sabia que algo não estava bom, que precisava melhorar, mas eu simplesmente não conseguia explicar o que era. Era frustrante para mim e para a equipe que trabalhava comigo, porque faltava essa clareza de comunicação. Como venho da área de economia e números, externalizar minhas ideias de forma artística era um verdadeiro desafio.
Foi então que percebi que precisava entender mais sobre marketing para sair dessa situação, que já se tornava uma verdadeira tormenta de falta de conhecimento. Com as aulas, e graças ao apoio dos meus colegas, fui desenvolvendo esse lado criativo e técnico. Aprendi não apenas os termos e metodologias, mas também como usar o marketing de forma estratégica para o meu negócio. Hoje, já me sinto muito mais confiante, e a comunicação entre mim e a equipe flui muito melhor.
Tenho certeza de que, além de mim, minha equipe de marketing também agradece. Obrigada, IBS! (risos)
7. Quais lugares você teve a oportunidade de visitar durante seu tempo livre?
Viajei para algumas cidades na Itália: Milão, Veneza, Vicenza, Florença, Pisa e Fort dei Marmi.
8. Como foram suas experiências nas palestras e nas visitas a empresas?
Se perguntassem aos meus colegas: ‘Quem era aquela menina chata que não parava de fazer perguntas?’, a resposta seria: ‘Essa sou eu’. A curiosidade me fez sentir como uma criança de sete anos em um mundo novo e fascinante. Lembro de uma visita em que o rapaz não conseguia mais responder às minhas indagações e, sabendo que eu era brasileira, chamou o diretor da América Latina da empresa para conversar comigo. Por coincidência, ele estava na matriz na Itália.
Nossa conversa foi incrível! Ele respondeu a todas as minhas dúvidas e ainda me deu a oportunidade de encaminhar meu currículo. ‘Precisamos de pessoas assim, Caroline’, ele disse, o que me deixou extremamente animada. Comentei que poderíamos voltar a conversar sobre uma proposta após eu finalizar minha graduação. Agora, é aguardar os próximos capítulos. Se eu começar a trabalhar para essa empresa em questão, com certeza deixarei todos informados!
9. Você conseguiu ampliar seu networking durante o curso? Poderia compartilhar um pouco dessa experiência?
Sem dúvida! Já voltei para casa com uns 5 projetos de negócios. A oportunidade também deu visibilidade na minha área, onde muitos clientes aqui do Brasil querem que eu os represente em feiras internacionais, e os levem para conhecer fornecedores no exterior.
10. De que forma essa vivência internacional impactará sua carreira?
Remuneração (risos)! Mas não falo apenas do retorno financeiro; estou falando de oportunidades e desenvolvimento pessoal. Estou animada porque acredito que, em breve, farei novos cursos com a IBS. Um dos meus sonhos é estruturar meus negócios de tal forma que eu possa oferecer uma bolsa 100% para um aluno.
Quero que pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades que eu, possam enxergar o mundo de maneira diferente. E, claro, não quero que a bolsa sirva apenas para estudos, mas também para turismo! Acredito que a educação deve ser celebrada e que um pouco de diversão também faz parte do aprendizado.
11. Que conselho você daria a estudantes e profissionais que desejam fazer um curso no exterior com a IBS Americas?
Não tenham medo de encarar essa oportunidade. Eu sei que não foi fácil juntar dinheiro e abdicar de desejos imediatos em prol do futuro. Enfrentei muitas críticas de familiares da velha-guarda, que diziam: ‘Você poderia usar esse dinheiro para comprar um terreno ou uma casa’. Além disso, trabalhei em diversos projetos paralelos para complementar a renda e realizar meu sonho de estudar na Europa.
Senhores, eu trabalhei como garçonete, barista, chopeira, analista de dados, desenhei estruturas de negócios para novos empreendimentos e até criei aplicativos para pequenos negócios. Fiz tudo isso porque estudar na Europa era meu objetivo. Eu me virei do avesso e fiz acontecer, e você também pode!