Já era esperado que as tecnologias emergentes tomassem conta dos assuntos em 2023 e não foi diferente com o ChatGPT. Nas últimas semanas, a internet foi bombardeada com informações sobre a nova Inteligência Artificial, que possui uma série de funções e é capaz de exercê-las de forma rápida e semelhante à linguagem natural humana.
O ChatGPT vem tomando conta das mídias mundiais e já se tornou um sucesso. Muito se questiona sobre qual impacto o uso da ferramenta pode causar em projetos acadêmicos, otimização e aprimoramento do trabalho humano manual.
No entanto, por que o ChatGPT vem gerando tanta curiosidade e levantando pautas sobre questões tão importantes? Até que ponto os avanços tecnológicos serão benéficos ou nocivos para a sociedade?
O que é o ChatGPT?
Basicamente, o ChatGPT é um chatbot de Inteligência Artificial lançado em novembro de 2022 pela organização OpenAI.
Através de perguntas e respostas, a ferramenta é capaz de criar conteúdo automatizado e gerar diversos formatos de texto sobre variados assuntos, com uma linguagem realista.
Porém, um ponto crucial vem gerando discussões sobre o ChatGPT, já que ele não é capaz de gerar fontes e links de referências para seus conteúdos, como no Google e em outros buscadores.
Além disso, seus conhecimentos são baseados em dados fornecidos na internet até o ano de 2021, impossibilitando a ferramenta de gerar conteúdos dos anos seguintes até então.
Como funciona o ChatGPT na prática?
O ChatGPT é um marco porque materializa conceitos que são tratados como tendências desde o surgimento do conceito de Indústria 4.0. Isso acontece porque sua aplicação de inteligência artificial possui a capacidade de utilizar dados e informações já existentes na internet, criando um conteúdo individualizado a partir delas.
Como é de se esperar, alguns usuários vêm identificando falhas na ferramenta. Isso acontece principalmente quando são realizadas perguntas muito específicas que dependem de referências aprofundadas, como nos casos de estudos científicos, por exemplo. Porém, quando o pedido é a criação de algo novo, a ferramenta se desenvolve muito bem.
Como usar o ChatGPT?
Primeiramente você deve acessar o link do site https://chat.openai.com/, realizar o cadastro com seu e-mail e senha e em seguida explorar as funcionalidades com textos ou imagens. O acesso ao ChatGPT é gratuito, embora já exista o pacote plus.
Exemplos práticos de como o ChatGPT pode ser usado
O ChatGPT pode auxiliar na tradução de documentos, criação de insights para roteiros de eventos, opções de títulos adequados para algum tema, indicações de livros, filmes e séries e até mesmo ajudar a criar perguntas para utilizar em negociações.
Exemplos de perguntas que podem ser feitas ao ChatGPT:
- “Indique livros de autoras negras”,
- “Traduza esse artigo em Alemão para Português”
- “Crie um e-mail se desculpando pela ausência na reunião ontem”.
Como o Google está estruturando sua IA para competir com o ChatGPT?
Com todo sucesso gerado pelo ChatGPT o Google certamente se manifestaria, a fim de apresentar uma forma de competir com a ferramenta. A partir disso, a bigtech apresentou o Bard, sua inteligência artificial.
A ferramenta ainda está em fase de testes e disponível apenas para pessoas consideradas como testadores confiáveis e sem data prevista para o lançamento.
Assim como o ChatGPT a ferramenta do Google busca entregar conteúdos semelhantes coletando informações da web para fornecer novas respostas de alta qualidade para os usuários.
Conclusão
Ainda é muito cedo para se dizer quais serão os impactos do ChatGPT na rotina pessoal e profissional, mas, por enquanto, a ferramenta promete continuar sendo muito falada, gerando novas oportunidades, investimentos e possibilidades.
Se você se interessa por temas relacionados ao futuro, já deve ter se perguntado quais profissões podem deixar de existir com a evolução da Inteligência Artificial. Então, que tal ler nosso artigo sobre as 5 profissões que podem ser erradicadas até 2030?
Aproveitando o tema sobre tecnologia, você sabia que a IBS Americas oferece nos Estados Unidos e Europa cursos executivos internacionais sobre? Na Itália temos o curso Inovação, Criatividade e Empreendedorismo. E na Califórnia o curso Digital Companies & e-Business Revolution. Quer saber mais? Confira todas as opções aqui.