Por dentro da SUNY: entrevista com o ex-aluno, Patricio Jousset

O aluno Patricio está, de pé, sorrindo ao lado de uma parede de concreto que contém o logo da SUNY Albany

Quer saber como é fazer um curso na State University of New York? Conversamos com o Patricio Jousset, aluno do curso Strategic Thinking, da turma de janeiro de 2020, que nos contou um pouco sobre sua experiência em New York, sobre o curso e a universidade.

Continue a leitura para ver a entrevista completa.

  • Patricio, conte-nos um pouco sobre você, sua formação e nacionalidade. E também, como conheceu a IBS Americas?

    Me chamo Patricio Jousset, sou Contador Público, moro em Buenos Aires, Argentina, e conheci a escola através da UCA – Universidade Católica Argentina.
  • Como foi para você a experiência de estudar com pessoas de nacionalidades diferentes? Como você acha que isso te ajudou pessoal e profissionalmente? 

    Sem dúvidas, foi uma experiência excelente que mudou completamente o meu jeito de ver as coisas, abriu minha cabeça e me ajudou a desenvolver mais flexibilidade tanto na vida pessoal como profissional.
  • Você participou de visitas a quais empresas? Como foi a experiência? Sobre quais assuntos vocês conversaram com os executivos e o que você pôde tirar dessas conversas? 

    Visitei a General Electric e a Plug Power.

    A experiência foi realmente muito boa, pois os executivos das duas empresas nos deram uma visão geral das diferentes unidades de negócios e responderam a todas as nossas dúvidas relacionadas a diversas áreas como Finanças, Estratégia ou Marketing.

    O que aprendi nesses encontros foi que as duas empresas baseiam seu sucesso no Planejamento Estratégico de médio e longo prazo. Por sua vez, isso me ajudou muito a aplicar esse conhecimento nos estudos de caso da SUNY.
  • E sobre a rotina, como você se organizava para estudar e aproveitar os momentos livres? O que você fez nesses momentos?

    Depois das aulas, durante a semana, eu lia o material que íamos ver no dia seguinte para chegar mais bem preparado e poder aproveitar melhor os estudos de caso.

    No final de semana aproveitava para conhecer outros lugares. Conheci a cidade de Albany, saí com colegas do curso e viajei para Manhattan. Lá, fui ver um jogo dos NY Knicks no Madison Square Garden. Foi uma experiência inesquecível!
  • Como é a estrutura da SUNY? Ao que você teve acesso lá dentro e como eram as salas de aula e equipamentos?

    A estrutura da universidade é excelente. Não só a infraestrutura predial, mas também a cordialidade das pessoas que ali trabalham (professores, coordenadores e equipe administrativa). Tudo estava à nossa disposição, projetado para que nossa única preocupação fosse estudar.
  • Qual o curso que você escolheu? Como foi a dinâmica das aulas e quais os desafios propostos?

    Escolhi o curso Strategic Thinking. Nas aulas analisávamos um business case de diferentes empresas e dávamos nossa opinião e ponto de vista sobre as decisões e estratégias tomadas pela gestão dessas empresas.

    Como trabalho final, formamos equipes, escolhemos uma empresa e tivemos que apresentá-la como se fôssemos seus executivos, abordando todas as áreas (Estratégia, Finanças, Marketing, etc).

    Definitivamente, uma ótima maneira de aprender e estudar.
  • Depois de ter realizado esse curso e vivido essa experiência, quais os diferenciais que você acredita que tenha desenvolvido em relação a outros profissionais no mercado?

    Acho que o diferencial em relação a quem não passou por essa experiência é ter estudado em uma universidade dos Estados Unidos, vivendo o dia a dia em inglês em um ambiente multicultural. Isso me agregou muito valor como profissional e foi importante para aprimorar meu currículo também.

    Por outro lado, já saindo da questão meramente acadêmica, o diferencial mais importante, para mim, é o fato de compartilhar a cada dia sua vida com pessoas de diferentes nacionalidades, aprendendo como é a cultura de cada um. Esse é, com certeza, um recurso importante que trouxe comigo.

Patricio, a equipe da IBS Americas agradece a sua participação na entrevista para o nosso Blog e deseja muito sucesso e realizações em sua carreira profissional.


Se você se interessou por essa experiência e quer ter a oportunidade de estudar na SUNY, inscreva-se no processo seletivo para as turmas de julho de 2022 ou janeiro de 2023. As bolsas de estudo são exclusivas para os seis cursos de curta duração (3 semanas).