Quer estudar na Florida Atlantic University mas ainda tem dúvidas sobre como é essa experiência internacional? Confira como foi o bate-papo com nossa aluna Fatima Ramirez.
1. Como você conheceu a IBS Americas?
Soube da IBS Americas por meio da minha universidade. Vi as ofertas acadêmicas nas telas informativas e decidi me inscrever para a bolsa.
2. O que te motivou a realizar um curso no exterior?
Sempre quis participar dos intercâmbios e bootcamps oferecidos pela minha universidade, mas as datas coincidiam com provas indispensáveis no meu calendário. Felizmente, a IBS oferecia cursos nas férias, o que tornou a oportunidade única.
3. Qual é a sua formação acadêmica e quais eram suas expectativas em relação ao programa internacional?
Sou Estrategista Digital e, como tal, estamos sempre atentos às mudanças e inovações do mercado. Por isso, esperava aprender mais sobre as perspectivas de inovação digital em Miami e com meus colegas internacionais.
4. Como você escolheu o curso e a universidade? Quais foram os fatores decisivos na sua escolha?
A decisão foi fácil. Como mencionei, queria participar de um programa que me proporcionasse novos conhecimentos e habilidades na área da tecnologia. Além disso, Miami e Boca Raton são lugares em ascensão como hubs de referência no mercado.
5. Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao estar em outro país, com outro idioma e colegas de diferentes nacionalidades?
O transporte. Decidi usar o transporte público e, embora fosse eficiente, era preciso planejar bem os horários e contratempos para não perder as aulas. Não podia me dar ao luxo de dormir 5 minutos a mais! Outro desafio foi a diversidade de idiomas em sala: entre português, espanhol e polonês, o único idioma em comum era o inglês. Isso gerava dificuldades, mas sempre encontrávamos uma forma de nos comunicar. Foi um desafio prazeroso, divertido até buscar as palavras certas para nos entendermos.
6. Como você avalia a qualidade do ensino, a infraestrutura e os recursos oferecidos pela universidade?
A Florida Atlantic University é incrivelmente grande, com instalações modernas e computadores disponíveis para uso quando necessário. Mas o mais memorável foram os professores: todos nos receberam com muita cordialidade, e seus conhecimentos ajudaram bastante na compreensão dos conteúdos.
7. Quais foram os principais aprendizados e habilidades que você desenvolveu ao longo do curso?
Definitivamente, a gestão e o trabalho em equipes multidisciplinares e multiculturais. É uma habilidade que valorizo muito e que venho aplicando constantemente na minha vida acadêmica e profissional.
8. Quais lugares você teve a oportunidade de visitar durante seu tempo livre?
Nos primeiros dias, visitei pontos emblemáticos da Flórida, como West Palm Beach. Mas em um dos feriados prolongados, junto a alguns colegas, pegamos um voo para Nova York e, em apenas 3 dias, visitamos o máximo de lugares possível.
9. Como foram suas experiências em conferências e visitas a empresas?
Tivemos a oportunidade de visitar a Phoenix Towers e conhecer mais a fundo o processo de transformação digital aplicado na manutenção das torres. Foi interessante ver os benefícios, tanto no controle dos equipamentos quanto na melhoria do serviço ao cliente, com relatórios mais detalhados e gestão mais eficiente. Também conhecemos as instalações da Mana Tech, que tem um projeto incrível para impulsionar o ecossistema empreendedor em Downtown Miami.
10. Você conseguiu ampliar seu networking durante o curso? Pode compartilhar um pouco dessa experiência?
Conheci muitas pessoas incríveis, de diferentes formações e com variadas maneiras de enfrentar desafios. Essa troca foi uma das maiores riquezas: aprendi diferentes métodos de trabalho e incorporei vários deles, especialmente técnicas de comunicação assertiva.
11. Como essa experiência internacional impactará sua carreira?
De forma extremamente positiva. Graças a essa experiência, desenvolvi habilidades interpessoais fundamentais para lidar com qualquer tipo de obstáculo no ambiente profissional.
12. Que conselho você daria a estudantes e profissionais que desejam estudar no exterior com a IBS Americas?
Atrevam-se a experimentar algo novo! A IBS oferece muitos programas interessantes em cidades incríveis. Aproveitem ao máximo a viagem: não apenas para aprender, mas também para conhecer os destinos e desfrutar da companhia das pessoas que cruzarem o seu caminho.