Quer estudar na California State University, Northridge mas ainda tem dúvidas sobre como é essa experiência internacional? Confira como foi o bate-papo com nossa aluna Flavia Gomes.
1) O que te motivou a fazer um curso no exterior? Como você ficou sabendo sobre a IBS Americas?
Pelo Instagram. Sempre quis fazer um curso no exterior, mas nunca tive condições. O concurso de bolsas da IBS, junto com um dinheiro que eu havia guardado, facilitou para que esse sonho se tornasse realidade.
2) Qual é a sua formação acadêmica e quais eram suas expectativas em relação ao programa internacional?
Sou advogada há mais de dez anos e tinha a expectativa de agregar um conhecimento diverso da minha área ao meu cotidiano.
3) Como você escolheu o curso e a universidade? Quais fatores decisivos para a sua escolha?
Eu escolhi o curso com base no currículo disponível no site, pois ele atendia às minhas expectativas de adquirir conhecimento em uma área que sempre tive interesse, mas que não faz parte do currículo da faculdade de Direito nem de qualquer pós-graduação na área. Os fatores decisivos foram a flexibilidade das datas, a prova de bolsas e o conteúdo do curso, que considerei muito alinhado com a minha trajetória. Quanto à universidade, fiz minha escolha pelo estado, pois acredito que a Califórnia tem grande renome em educação, com estilo moderno e inovador. Além disso, pesquisei as universidades e achei a CSUN muito bonita, aparentemente moderna e com uma ótima infraestrutura.
4) Quais foram os principais desafios que você enfrentou estando em outro país, com outro idioma e colegas de diversas nacionalidades?
Foi, sem sombra de dúvidas, o idioma. Uma coisa é viajar a turismo e conversar casualmente com pessoas de outros países; outra, bem diferente, é fazer apresentações em inglês, de forma formal. Isso, de fato, me fez superar qualquer obstáculo que já tive. Além disso, trabalhar em grupo com pessoas formadas em áreas completamente distintas, e a partir disso, conseguir desenvolver um projeto completo foi uma experiência enriquecedora.
5) Como você avalia a qualidade do ensino, a infraestrutura e os recursos oferecidos pela universidade?
Avalio como incrível! Os professores foram maravilhosos, com uma bagagem profissional enorme, sempre dispostos a compartilhar seu conhecimento de maneira gentil, paciente e competente. A universidade possui uma infraestrutura excelente, moderna e linda!6) Quais foram os principais aprendizados e habilidades que você desenvolveu ao longo do curso?
Aprendi muito sobre branding, design e o uso responsável de dados para expandir minha clientela e aprimorar os serviços que ofereço. Também adquiri conhecimento sobre estratégias de marketing e, por ser tudo em inglês, desenvolvi uma visão mais ampla.
7) Quais lugares você teve a oportunidade de visitar durante seu tempo livre?
Visitei a Calçada da Fama, diversos locais próximos e restaurantes, mas toda essa viagem ocorreu antes do curso.
8) Como foram suas experiências nas palestras?
As palestras foram bem interessantes, os palestrantes eram muito bons e compartilharam bastante informação sobre sua vida profissional, mas eu preferiria que houvesse mais horas de aula.
9) Você conseguiu ampliar seu networking durante o curso? Poderia compartilhar um pouco dessa experiência?
Na verdade, como sou advogada e há pessoas de diversos locais do Brasil e de outros países, não foi algo que consegui fazer. Mas o intercâmbio de amizades foi incrível e enriqueceu demais minha vida!
10) De que forma essa vivência internacional impactará sua carreira?
Impactará de forma significativa, pois traz uma seriedade e maior credibilidade quando se tem uma experiência internacional. Além disso, os conhecimentos adquiridos me fizeram repensar toda a minha estratégia profissional de comunicação e marketing no meu escritório de advocacia.
11) Que conselho você daria a estudantes e profissionais que desejam fazer um curso no exterior com a IBS Americas?
Façam! Não deixe que nenhuma dificuldade os impeça. Se sentirem medo, vão com medo mesmo! Eu, com 39 anos, tive essa coragem, e essa experiência mudou minha vida e meu modo de pensar. Mesmo estando com pessoas bem mais novas, isso também foi ótimo, pois a juventude tem uma visão excelente sobre a vida e uma animação ímpar! Então, organizem-se e façam seu curso no exterior e para curtir muito! Sou muito grata à IBS e à equipe da CSUN, que foram maravilhosos comigo nessa experiência. Gratidão!