A quantidade de siglas e termos do mercado corporativo tem te deixado confuso?
Você não está sozinho. É bastante comum que jovens profissionais, ao entrar no mercado de trabalho, se sintam perdidos com o vocabulário corporativo, que é repleto de jargões e termos em inglês.
Pensando nisso, criamos este glossário com os 15 principais vocabulários do mercado corporativo que todo profissional precisa saber para estar preparado para reuniões e comunicados oficiais. Acompanhe!
1 – ASAP
Bastante usado em emails e mensagens instantâneas, o termo ASAP é a abreviação de “as soon as possible”, que significa “assim que possível”.
Este é um dos termos que pode gerar mais dúvidas em quem ainda está se habituando ao vocabulário corporativo, afinal, quase nunca é utilizado fora deste ambiente.
Na maioria das vezes, está relacionado às tarefas que precisam ser realizadas com certa urgência e em maior nível de prioridade em relação às demais entregas.
2 – Benchmarking
Bastante utilizado por profissionais de Marketing e Planejamento Estratégico, o termo “benchmarking” pode ser traduzido literalmente como “análise comparativa”.
É utilizado no vocabulário corporativo quando uma pessoa ou equipe executa uma análise da concorrência, comparando pontos estratégicos da sua empresa com os competidores.
3 – B2B
O termo é uma abreviação de “business to business” e refere-se a transações comerciais entre empresas, ou seja, uma empresa que vende produtos ou serviços para outra empresa, em vez de consumidores individuais.
4 – B2C
Pode ser facilmente confundido com o termo anterior, mas neste caso refere-se a “business to consumer”, indicando transações entre uma empresa e consumidores finais. Por exemplo, quando compramos um produto em uma loja ou online, estamos envolvidos em uma transação B2C.
5 – Break-even point
O termo break-even point é bastante utilizado no vocabulário corporativo quando se trata de startups e lançamentos de produtos.
É o ponto no qual as receitas de um negócio igualam suas despesas. Em outras palavras, é o momento em que a empresa não tem lucro nem prejuízo, apenas cobre seus custos.
6 – Commodity
Refere-se a bens que são considerados intercambiáveis com outros bens do mesmo tipo, e que têm pouco valor diferenciado, como petróleo, soja, ouro, entre outros.
7 – Compliance
Significa agir de acordo com um desejo ou comando específico, ou em conformidade com determinadas políticas, normas ou regulamentações. Em negócios, refere-se especialmente à conformidade com leis e regulamentos internos e externos à companhia.
8 – CRM
A sigla é o resumo de Customer Relationship Management. Em outras palavras, trata-se de uma estratégia de gestão de relacionamento com o cliente, focada em entender e antecipar as necessidades dos clientes.
Também se refere a sistemas tecnológicos que ajudam as empresas a organizar e gerenciar interações com os clientes.
No vocabulário corporativo, o papel do CRM se tornou tão vital para as organizações na era people centric, de forma que muitas empresas têm áreas 100% focadas em CRM.
9 – Fine Tuning
Literalmente traduzido como “ajuste fino”, refere-se ao processo de fazer pequenas modificações em um produto, serviço ou estratégia para otimizar seu desempenho ou eficiência.
10 – Follow up
Significa dar continuidade ou realizar um acompanhamento. Pode ser o ato de verificar o status de um projeto, dar feedback após uma reunião, ou qualquer ação de continuidade após um evento ou comunicação.
11 – Kickoff
Refere-se ao início ou lançamento de um projeto ou iniciativa. É frequentemente usado para descrever a primeira reunião que marca o começo de um projeto.
12 – Know How
Conhecimento prático ou expertise em um determinado assunto ou atividade. No vocabulário corporativo, é muitas vezes associado à capacidade de realizar tarefas específicas ou resolver problemas complexos.
13 – Pivotar / Pivotagem
Deriva da palavra “pivô”, significando mudar a direção mantendo um ponto fixo. No mundo corporativo, refere-se a uma mudança estratégica fundamental, como quando uma empresa decide mudar seu modelo de negócios ou foco de mercado.
14 – Team Building
Processo de ajudar um grupo a trabalhar de forma mais eficaz e coesa. Frequentemente associado a atividades e exercícios que promovem a colaboração e a confiança entre os membros da equipe.
15 – Turnover
Pode referir-se à taxa de rotatividade de funcionários em uma empresa ou ao volume de negócios (como vendas). No contexto de RH, é quando um funcionário deixa a empresa e é substituído por outro.
Concluindo,
Como vimos, o mercado de trabalho possui um linguajar próprio, com a maioria dos termos derivados da língua inglesa. Por este e outros motivos, é tão importante ter domínio do Inglês para Negócios.
E agora que você já está se sentindo mais confiante com
o vocabulário corporativo, que tal se aprofundar ainda mais em termos do mercado de trabalho? Confira este glossário de inteligência artificial e domine os principais conceitos de IA!