Em paralelo às grandes mudanças da globalização, a revolução computacional da Inteligência Artificial aos poucos vai se apresentando como um dos grandes saltos tecnológicos da história, abrindo perspectivas de transformações profundas na forma como as empresas têm lidado com esse avanço.
A fim de analisar o impacto da IA nas carreiras e o novo cenário global de negócios, produzimos em conjunto com as instituições internacionais parceiras, um relatório sobre o novo cenário global de negócios. Confira um resumo a seguir.
Impactos da IA
O impacto da IA nas carreiras está transformando o mercado de trabalho de maneira abrangente, com a geração de novos empregos e alteração de exigências. A Inteligência Artificial tem potencial de gerar impactos positivos e negativos no futuro da globalização. Confira a seguir um resumo dos principais.
Impactos positivos
O impacto da IA nas carreiras tem o poder de automatizar tarefas que são consideradas repetitivas e rotineiras, ajudando na liberação de trabalhadores para a concentração em atividades mais complexas.
A Inteligência Artificial pode ajudar corporações a aumentarem sua produtividade, reduzindo custos e tempo. Além disso, pode ser usada na melhoria da tomada de decisão, fornecendo insights e análises.
Além disso, o impacto da IA nas carreiras tem gerado transformações significativas na criação de novos empregos em áreas como ciência de dados e engenharia de software, campos nos quais a Inteligência Artificial tem grande potencial de ser estudada e cada vez mais ampliada.
Impactos negativos
Por outro lado, especialistas demonstram preocupação em relação aos impactos negativos de um desenvolvimento desenfreado da Inteligência Artificial.
Isso se dá principalmente porque a IA pode ocasionar maiores taxas de desemprego em áreas que são muito automatizáveis.
Além disso, o desenvolvimento da IA pode ser um fator de aumento das desigualdades, concentrando o poder nas mãos das grandes empresas, que possuem condições de implementar novas tecnologias e sair à frente da concorrência.
Isso sem falar nas discussões éticas e morais sobre a autonomia das IAs e a perda de controle humano em questões relacionadas ao nosso desenvolvimento como sociedade.
Como as empresas devem agir frente aos impactos da Inteligência Artificial?
Embora não haja uma resposta final para esta pergunta, o primeiro passo gira em torno de definir quais os objetivos da empresa ao adotar medidas de Inteligência Artificial. Em seguida, é preciso identificar as oportunidades da sua aplicação.
Para dar sequência, é chegada a etapa de escolher as tecnologias de Inteligência Artificial adequadas, bem como definir um plano de gestão para sua implementação técnica e cultural dentro do negócio.
Conclusão
O impacto da IA nas carreiras é um tema complexo e multifacetado, que gera tanto otimismo quanto cautela. Enquanto a automação de tarefas rotineiras e a criação de novas oportunidades em campos da inovação são motivos de otimismo, a possibilidade de desemprego e a concentração de poder nas mãos das grandes empresas levantam sérias questões sociais e éticas.
Diante desse cenário complexo, as empresas devem adotar abordagens estratégicas, delineando seus objetivos, identificando oportunidades e implementando tecnologias de IA de forma cuidadosa. É fundamental acompanhar as tendências e se preparar para as mudanças que a IA inevitavelmente trará ao mundo do trabalho. Afinal, a Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa que, quando utilizada com sabedoria, tem o potencial de enriquecer nossa sociedade e nossas carreiras de maneiras imprevisíveis, mas positivas.
Para entender mais sobre esse cenário que impacta a globalização e quais são as tendências que moldarão o futuro, participe da Global Management Week 2023, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em que discutiremos as Mudanças Climáticas, Inteligência Artificial e o Futuro da globalização. Inscreva-se aqui.