Realizar o sonho de fazer um curso no exterior traz grandes vantagens para qualquer momento da carreira. Ao estudar fora, é possível adquirir uma enorme bagagem cultural e profissional, enriquecendo suas vivências e turbinando seu currículo.
Porém, a verdade é que fazer um curso no exterior envolve muitas escolhas e burocracias, fazendo com que muitas pessoas desistam no meio do caminho.
A fim de tornar a experiência em outro país mais agradável e descomplicada, planejar-se com antecedência é necessário para que tudo ocorra da melhor forma possível.
Para te auxiliar nesse sentido, criamos um checklist de tudo aquilo que você precisa realizar e saber com antecedência antes de fazer um curso no exterior. Veja a seguir!
Atente-se aos documentos
Para realizar o embarque e desembarque internacional é necessário que você tenha alguns documentos em mãos. A ausência de algum desses ou até mesmo a falta de informação sobre a obrigatoriedade de algum documento pode lhe causar transtornos e até inviabilizar sua viagem. Portanto, cheque a legislação de cada país e atente-se aos documentos que serão necessários!
Confira alguns documentos mais comuns e importantes que são solicitados:
● RG e CPF;
● Passaporte;
● Visto (em alguns casos);
● Certificado internacional de vacina;
● PID (Permissão internacional para dirigir).
Vale lembrar que alguns documentos como, passaporte e visto possuem um prazo de emissão longo, então é necessário uma atenção especial a estes documentos caso você não os possua.
Escolha o seu curso
Escolher o curso no exterior que você vai realizar é de suma importância. Durante a sua estadia no novo país, você estará lidando com idiomas diferentes, além de uma nova didática, fuso horário diferente e o contato com pessoas de diversos países.
Escolha um curso no qual você note afinidade com seus interesses, que tenha ligação direta com a sua área de atuação ou com algo que você deseja aprimorar.
Para isso, você pode conferir o site da IBS Americas, onde é possível encontrar uma lista de cursos de curta duração no exterior, em diversas áreas. São 30 opções disponíveis para que você escolha aquela que mais se encaixa em suas necessidades e interesses.
Defina seu orçamento
Definir seu orçamento é essencial para guiar sua escolha de fazer um curso no exterior.
Procure tirar dúvidas sobre como é estudar fora antecipadamente, e estime quais serão seus gastos durante a viagem, coisas como alimentação, transporte, passeios e até mesmo um caixa para emergências.
Além disso, veja a melhor maneira para levar o dinheiro. Analise as opções como, cartões de crédito e dinheiro em espécie. Cada país possui seus critérios, então atente-se em como lidar com os tributos e taxas de cada lugar.
E se você quer ter essa experiência internacional, mas tem limitações orçamentárias, sabia que pode conseguir uma bolsa de estudos de até 50% para cursos de curta duração no exterior com a IBS Americas? Informe-se aqui.
Arrume as malas
Na hora de organizar as malas, lembre-se que não é prático levar muito peso, opte por peças que serão usáveis de acordo com as experiências que você terá durante a viagem. Por exemplo, se o curso escolhido inclui visitas a empresas e instituições locais, é recomendado que você leve roupas adequadas para o ambiente profissional.
Além disso, atente-se ao clima do país de destino e inclua roupas e acessórios adequados para os seus momentos de lazer em dias livres.
E então, este checklist te ajudou? Se você está planejando uma viagem de estudos para o exterior, aproveite para conhecer as opções de cursos executivos ofertadas pela IBS Americas. Conheça as instituições parceiras, escolha o destino e solicite uma bolsa de estudos!