Nos dias de hoje, não basta apenas ter um grande conhecimento técnico para ter sucesso na área em que atua. É desenvolver habilidades comportamentais que melhoram seu desempenho no dia a dia do trabalho.
Neste sentido, desenvolver soft skills é essencial para se destacar no mercado e tornar-se um bom profissional e líder.
Pensando na relevância do tema no mercado de trabalho atual, criamos este artigo para explicar o que são soft skills e como desenvolvê-las. Boa leitura!
O que são Soft Skills?
Antes de mais nada, vamos entender o conceito!
As soft skills nada mais são do que habilidades não técnicas relacionadas à sua profissão. Trata-se de um conjunto de competências sociocomportamentais, ligadas especificamente à gestão das emoções e do bom uso delas para lidar com as situações cotidianas.
Há algum tempo atrás, as soft skills eram habilidades exigidas ao alto escalão das empresas. Porém, o mercado foi evoluindo e constatou-se que elas são importantes para todos os níveis hierárquicos.
Prova disso é o estudo publicado pelo Wall Street Journal, realizado com quase 900 executivos, que apontou que 92% acham que as soft skills são mais ou igualmente importantes comparadas às hard skills (habilidades técnicas), mas 89% apontam ter dificuldade para encontrar pessoas com as qualidades necessárias.
Qual a diferença entre Soft Skills e Hard Skills?
Quando se pensa em desenvolver soft skills, a primeira coisa que se pode ter em mente é entender qual a diferença entre soft skills e hard skills.
Basicamente, as hard skills são as habilidades técnicas específicas de cada cargo/profissão, enquanto as soft skills são as habilidades comuns a qualquer profissional.
Em geral, as hard skills podem ser adquiridas por meio de treinamentos, manuais, workshops etc., enquanto as soft skills levam mais tempo para serem desenvolvidas, pois envolve gestão de emoções e mudanças comportamentais, por exemplo.
Quais são as Soft Skills mais importantes?
Segundo a Revista Forbes, existem algumas soft skills que são prioritárias e devem ser desenvolvidas por todos os níveis de profissionais. Confira quais são as principais.
Comunicação
A boa comunicação verbal e escrita é uma das mais importantes habilidades que um profissional deve desenvolver para desempenhar um bom trabalho. Em tempos de digitalização, saber se comunicar virtualmente é imprescindível, principalmente para líderes e gestores.
Ter a capacidade de se fazer claro, falar de forma objetiva e saber interpretar o que o outro diz são características que demonstram essa habilidade.
“Falar a língua” da empresa e da equipe e saber conduzir a comunicação de forma democrática garante um entendimento de todos e facilita as trocas.
Intercultural Awareness
Com clientes, fornecedores e parceiros de negócios em diferentes países, é cada vez mais importante para o profissional saber lidar com culturas, etnias e religiões de outras partes do mundo.
Mais do que apenas “respeitar” as diferenças, as melhores práticas de gestão apontam para a diversidade como um ativo importante para o sucesso de uma organização. Assim, o gestor com grandes habilidades e experiências interculturais pode liderar projetos com mais competência, impulsionando sua carreira.
Ética no trabalho e engajamento
Pontualidade, foco, gestão de tempo. Todas essas características estão ligadas à ética no trabalho. Saber como se comportar frente às situações adversas e gerenciar conflitos de forma positiva são atitudes que demonstram essa habilidade comportamental tão importante.
Mais uma vez citando a realidade crescente do trabalho remoto e híbrido, organizar e gerir o tempo, estar disponível nos horários estipulados, atentar-se às entregas e ser pontual são posturas importantes para que os resultados sejam satisfatórios.
Trabalho em equipe
Uma empresa não funciona com uma pessoa só e saber dividir o trabalho com outros profissionais é imprescindível para alcançar bons resultados.
Entender quais são suas funções e como cada uma delas influencia no trabalho dos colegas, ter responsabilidade com prazos e qualidade nas entregas para não prejudicar a equipe, saber se comunicar de forma educada e objetiva, ter empatia e respeitar a diversidade de pessoas e ideias é a chave para desempenhar o trabalho de forma completa e satisfatória.
Gestão de Crises
O pensar criativo, ágil, calmo e responsável é o que diferencia um profissional em momentos de crise. Saber prever e traçar estratégias para lidar com possíveis crises e ter tranquilidade e criatividade para resolver problemas inesperados é imprescindível para as empresas.
Saber lidar com problemas é uma característica que chama a atenção e destaca profissionais no mercado. Profissionais e empresas preparados mantêm-se mais estáveis.
Além dessas, outras soft skills importantes para que os profissionais se destaquem no ambiente corporativo são:
- Autoconhecimento;
- Resiliência;
- Planejamento;
- Gestão do tempo;
- Criatividade;
- Liderança;
- Proatividade.
Como desenvolver Soft Skills?
Agora que você já sabe o que são soft skills e quais as habilidades mais importantes a serem desenvolvidas, vamos conferir algumas dicas de como desenvolver soft skills de forma prática.
Invista em autoconhecimento
Uma das formas mais eficazes e duradouras de desenvolver soft skills é por meio do autoconhecimento. O autoconhecimento é um processo contínuo e sem fórmulas prontas. Então, ele pode ser adquirido com diversas ferramentas de autoanálise, que podem acontecer por meio de reflexões pessoais, processo de coaching, uso de metodologias etc.
Uma ótima forma de começar é incluir em sua rotina uma análise periódica sobre pontos fortes e fracos, identificando melhorias que você pode fazer em relação à gestão de suas emoções, organização do tempo e interações com colegas de trabalho, por exemplo.
Estude comportamento humano
Conhecer minimamente o funcionamento do cérebro e como as emoções funcionam é uma excelente forma de desenvolver soft skills.
Quando você entende como o cérebro funciona, fica mais fácil de administrar seus pensamentos e comportamentos, aplicando este conhecimento a todas as áreas da sua vida, inclusive na carreira.
Exercite a escuta
Uma parte importante no desenvolvimento de soft skills é praticar a escuta ativa. Com ela, você pode aprender a partir da experiência de outras pessoas do seu convívio profissional.
Além disso, é uma ótima forma de obter feedback direto — quando é feito em um momento estruturado para isso — e indireto — quando o ato de exercitar a escuta traz aprendizados sobre como melhorar seu comportamento e relacionamento interpessoal.
Faça uma viagem de estudos para o exterior
Uma viagem ao exterior vem acompanhada de muitas experiências, começando pelo planejamento financeiro antes da viagem, pela organização das documentações e a gestão do tempo para resolver questões pré-viagem. Chegando no destino será necessário se adaptar ao fuso horário, a alimentação e a nova rotina. E, na universidade, a comunicação com pessoas de diferentes culturas e idiomas, a realização de trabalhos em equipe e apresentações individuais e em grupo.
Viver essa experiência tirando o máximo dela pode te ajudar a desenvolver muitas habilidades, que serão fundamentais na sua vida pessoal e profissional.
E se você quer investir na sua carreira e estudar no exterior com bolsa de estudo, pode se juntar a alunos de mais de 70 países, que anualmente participam dos programas de curta duração da IBS Americas.
Entre os nossos programas, conheça o curso International Management & Leadership. Oferecido na Europa em cooperação com a CUOA Business School, ele representa uma oportunidade única para reunir conhecimentos teóricos e experiências práticas no convívio com pessoas de outros países, culturas, religiões e etnias.
Clique aqui e conheça as mais de 25 opções de cursos de curta duração, ministrados em universidades parceiras dos Estados Unidos e Europa. Participe do nosso processo seletivo e conquiste um certificado internacional!